Notas

Acessibilidade comunicacional: recursos para a promoção da acessibilidade

Por Juliana Mastrullo

Certa vez assisti a uma palestra transmitida virtualmente e um dos(as) convidados(as) se comunicava por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Em certo momento, por um problema na conexão da internet de um dos(as) tradutores(as) de Libras, a transmissão em Língua Portuguesa deixou de acontecer e assistimos, por alguns minutos, a fala do convidado em Libras. 


Entendi alguma coisa? Não, assim como a maior parte dos(as) ouvintes, pois não temos o conhecimento nesta língua. Essa experiência nos fez vivenciar um pouco da dificuldade dos(as) surdos em captar as informações, por exemplo, em um vídeo, quando não está traduzido. 


No Brasil, 18,6 milhões de pessoas (8,9% da população) com 2 anos ou mais apresentam algum tipo de deficiência. 


Dessas, 3,1% têm dificuldades para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato, e 1,2% tem dificuldades em ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos*.


Então se você nunca ouviu falar em acessibilidade comunicativa, talvez seja o momento de se familiarizar com esse conceito, sabendo ainda que na internet você encontra recursos gratuitos, além de práticas que visam tornar a comunicação mais acessível e inclusiva. Confere só:


* Fonte:  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no módulo Pessoas com Deficiência. https://tinyurl.com/bdenz4cb

Audiodescrição


O que é?
Recurso que descreve em voz as informações visuais relevantes de uma imagem dinâmica (filmes, palestras, eventos) ou estática (fotos, imagens, etc).


Como funciona?
A descrição deve ser objetiva, sem perder elementos como expressões faciais e corporais, ações da cena, figurino, entre outros. Por exemplo, descrever características físicas, como faixa etária, cor dos olhos e da pele, vestuário; o estado emocional daquele(a) pessoa; ações que estão sendo realizadas por ele(a). É inserido nos espaços entre os diálogos e pausas sonoras. 

Pode ser realizada pré-gravada (com roteiro detalhado), ao vivo (com roteiro prévio) ou simultânea (sem roteiro).


Para quem?
Direcionado principalmente ao público com deficiência visual, também é voltado para pessoas com deficiência intelectual, com déficit de atenção, e com transtornos do espectro autista.


Saiba mais https://tinyurl.com/4ebhvtcx

Libras


O que é?
Meio de comunicação que utiliza sinais com as mãos, movimentos corporais e expressões faciais. 


Como funciona?
As línguas de sinais possuem estrutura gramatical própria, por isso diferem por país e podem variar também em relação à região dentro de um mesmo país. Foi reconhecida em 2002, pela lei nº 10.436, como meio legal de comunicação e expressão. 

Pode ser interpretado ao vivo ou gravado. Quando inserida em vídeos, pode ficar posicionada à esquerda, direita ou centro da tela, sempre focalizando as expressões faciais e os gestos manuais do(a) intérprete. 

Medidas mais específicas, como o tamanho da janela e contrastes utilizados, são normatizados pela Norma Brasileira nº 15.290/16.


Para quem?
Direcionado ao público com deficiência auditiva e/ou surdez.


Saiba mais https://tinyurl.com/2u74ny8c

Legendas


O que é?
Recurso que reproduz na tela as falas que estão sendo exibidas no momento, mas também descreve outros sons relevantes para a riqueza da cena, como aplausos, ruídos, entre outros. 


Como funciona?
Comumente inserida de forma centralizada e na parte inferior da tela, é importante que a legenda contraste com a cor do fundo da imagem, que esteja escrita corretamente, preferencialmente em duas linhas e na velocidade adequada ao diálogo. Caso a fala seja muito rápida, a legenda pode ser editada para que a informação entre texto e imagem não se perca. 

É necessário ter o cuidado para que os elementos de descrição das imagens constem na legenda, mas que também o(a) espectador(a) tenha tempo de ver as imagens daquela cena.


Para quem?
Recurso direcionado ao público com deficiência auditiva e/ou surdez.


Saiba mais https://tinyurl.com/422tmce6

Leitores de tela


O que é?
Programas que capturam, na tela, as informações apresentadas em forma de texto - mas não é possível ler imagens, fotografias, gráficos por meio deste recurso - e transformam essas informações em fala. 


Como funciona?
Este recurso é aplicado para o conteúdo em texto em tela, assim como para as informações digitadas pelo(a) usuário(a). Com o uso dele, também é possível navegar pelas funcionalidades do sistema do computador, notebook ou celular, como menus, arquivos, janelas e páginas de internet. 


Para quem?
Direcionado ao público com deficiência visual e/ou baixa visão.


Saiba mais https://tinyurl.com/4ebhvtcx

VEJA TAMBÉM

Curtiu o assunto? Há outros materiais on-line disponíveis a respeito do tema. Relacionamos mais alguns para você.

 


Minimanual de acessibilidade comunicacional



Introdução à audiodescrição



Pessoas com deficiência -  Pnad Contínua 2022



ABNT Coleção - Acessibilidade



A Classificação indicativa na Língua Brasileira de Sinais

InstagramFacebookTwitterYouTubeLinkedInMediumLink