Gráficos e infográficos
Doutor Honoris Causa: diversidade e honra
Você já deve ter visto o nome deste título por aí, mas sabe o que ele significa e porque ele é tão importante? Neste infográfico a Tá Na Mão explica para você:
Agnes Arruda e Ana Carolina Fagundes
Com informações do DCI
Com informações do DCI
Em março de 2023 a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concedeu seu primeiro título de doutor honoris causa ao pensador, líder político e xamã Yanomami, Davi Kopenawa. Além deles, outras três pessoas receberam a honraria: Amelinha Teles e Paulo Freire (post mortem), homenageados(a) em outubro de 2023, e Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi, homenageado em maio de 2024.
Apesar de não ter formação tradicional, os saberes de Kopenawa são transformadores para uma série de áreas importantes para a sociedade, como preservação do meio ambiente, respeito e cumprimento dos direitos humanos.
Como forma não só de reconhecer esses saberes, como também de promover uma universidade mais diversa e que espelha melhor as características da sociedade, a Unifesp promove essas e outras ações. Confira no infográfico como funciona:
Davi Kopenawa
É pensador e xamã Yanomami.
Líder político, presidente da Hutukara Associação Yanomami.
Ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica.
Autor, roteirista, produtor cultural, palestrante
Ganhador de grande número de prêmios nacionais e internacionais
Membro da Academia Brasileira de Ciências.
Coautor de A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami (2011), amplamente celebrada pela comunidade antropológica internacional
Amelinha Teles
Mineira, Maria Amélia Almeida de Teles, é escritora e importante liderança da causa feminista e ativista dos direitos humanos.
Foi submetida à tortura durante a ditadura militar brasileira.
Paulo Freire
Patrono da educação brasileira e um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial.
A proposição do título teve como inspiração a defesa incondicional do educador pela educação pública de qualidade para todos(as).
Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno)
É um líder comunitário, político e religioso.
Reconhecido por sua trajetória na luta pelo reconhecimento, preservação e valorização das culturas de matriz africana e forte atuação pela igualdade racial.