Gráficos e infográficos

A imagem apresenta uma montagem com quatro pessoas em destaque. No fundo da imagem, à esquerda, há um grande retrato de Paulo Freire, um homem idoso com barba branca e óculos. Abaixo desse retrato, está Tata Nkisi Katuvanjesi, um homem negro vestido com uma beca e chappéu vermelhos e um colar tradicional. Ao centro da imagem, está Amelinha Teles, uma mulher idosa de óculos, sorrindo, segurando um diploma. Na extremidade direita da imagem, está Davi Kopenawa, um homem indígena com cocar colorido e pintura facial. O fundo da imagem é dividido em duas cores, verde claro à esquerda e terracota à direita. No lado direito da imagem, há um pequeno crédito que diz "Imagens: Acervo Paulo Freire e DCI/Unifesp".

Doutor Honoris Causa: diversidade e honra

Você já deve ter visto o nome deste título por aí, mas sabe o que ele significa e porque ele é tão importante? Neste infográfico a Tá Na Mão explica para você:

Agnes Arruda e Ana Carolina Fagundes
Com informações do DCI

Em março de 2023 a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concedeu seu primeiro título de doutor honoris causa ao pensador, líder político e xamã Yanomami, Davi Kopenawa. Além deles, outras três pessoas receberam a honraria: Amelinha Teles e Paulo Freire (post mortem), homenageados(a) em outubro de 2023, e Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi, homenageado em maio de 2024.

Apesar de não ter formação tradicional, os saberes de Kopenawa são transformadores para uma série de áreas importantes para a sociedade, como preservação do meio ambiente, respeito e cumprimento dos direitos humanos.

Como forma não só de reconhecer esses saberes, como também de promover uma universidade mais diversa e que espelha melhor as características da sociedade, a Unifesp promove essas e outras ações. Confira no infográfico como funciona:

Honoris Causa do latim “por causa da honra”   O que é? Reconhecimento mais importante que uma universidade concede, aprovado em sessão do Conselho Universitário, o Consu.
E pra que serve? O título é honorífico, ou seja, não significa que a pessoa tenha doutorado e, por isso, ela não pode atuar como um(a) doutor(a) acadêmico. Mas Doutor(a) Honoris Causa é uma honraria, e em alguns casos, quem recebe o título pode lecionar em programas de pós-graduação stricto sensu (de mestrado e doutorado), mas isso é analisado caso a caso.
Quem recebe: Personalidade eminente, nacional ou estrangeira, com destaque singular na cultura, na educação ou na defesa dos direitos humanos* **.
Na Unifesp Davi Kopenawa foi a primeira pessoa a receber o título pela Unifesp, que vem buscando por diálogos e decolonização de saberes em andamento. Para isso, núcleos de diversidade e outras visões relacionadas aos saberes estão sendo criadas e mantidas na Instituição, como:   ·  	Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e Não Hegemônicos (2016) ·  	Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro (2020)
Retrato de Davi Kopenawa, um homem indígena com cocar colorido e pintura facial, ele está sentado e traja beca preta e manto vermelho.

Davi Kopenawa

É pensador e xamã Yanomami.

Líder político, presidente da Hutukara Associação Yanomami.

Ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica.

Autor, roteirista, produtor cultural, palestrante

Ganhador de grande número de prêmios nacionais e internacionais

Membro da Academia Brasileira de Ciências.

Coautor de A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami (2011), amplamente celebrada pela comunidade antropológica internacional

A imagem mostra duas mulheres sorridentes em um ambiente interno. À esquerda está Amelinha Teles, é uma mulher idosa, usa óculos e veste uma beca acadêmica preta, e manto e chapéu acadêmico vermelho. Ela segura um diploma aberto em uma pasta verde. À direita está a reitora da Unifesp, que  tem cabelo curto, veste uma beca acadêmica preta com uma estola branca de pelos.  Ao fundo, há uma pessoa desfocada em pé, possivelmente aplaudindo, e uma mesa com garrafas de água e outros objetos.

Amelinha Teles

Mineira, Maria Amélia Almeida de Teles, é escritora e importante liderança da causa feminista e ativista dos direitos humanos.

Foi submetida à tortura durante a ditadura militar brasileira.

Retrato de Paulo Freire, um homem idoso com barba branca e óculos, veste uma camisa vermelha. Ao fundo, uma estante exibe vários livros.

Paulo Freire

Patrono da educação brasileira e um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial.

A proposição do título teve como inspiração a defesa incondicional do educador pela educação pública de qualidade para todos(as).

A imagem mostra Tata Nkisi Katuvanjesi,  um homem negro sorrindo levemente, vestido com trajes tradicionais cerimoniais. Ele usa um chapéu vermelho brilhante adornado com franjas pendentes e detalhes que parecem ser bordados ou feitos de um material semelhante. Sua roupa também é vermelha e inclui um manto decorado com cordões vermelhos e ornamentos que parecem ser de marfim ou um material similar pendurados no peito. Ele usa uma camisa branca e uma gravata branca por baixo do manto cerimonial. Ao fundo, há um salão grande e bem iluminado, cheio de pessoas que parecem estar participando de um evento formal.

Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno)

É um líder comunitário, político e religioso.

Reconhecido por sua trajetória na luta pelo reconhecimento, preservação e valorização das culturas de matriz africana e forte atuação pela igualdade racial.

InstagramFacebookTwitterYouTubeLinkedInMediumLink